Como evitar o aparecimento do efeito moiré na serigrafia: Resumo

Tela de seda multicolor

Se você já é aluno do curso de sublimação online da Heloart, já deve saber que a serigrafia pode apresentar um efeito adicional de moiré devido ao ângulo incorreto entre as linhas da matriz de uma dada cor e tela de malha. Este efeito é claramente apresentado em impressões monocromáticas, enquanto em impressões multicoloridas é menos visível. O efeito moiré torna-se mais visível na faixa de 40º a 60º.

Como%20evitar%20o%20aparecimento%20do%20efeito%20moir%C3%A9%20na%20serigrafia%20Resumo.jpg

O parto do efeito moiré pode ser parcialmente ou totalmente evitado de diferentes maneiras:

Tela com filme

1. Usando o tipo de tela

Uma tela com um filme torna o efeito moiré menos perceptível, porque aqui o tecido tem uma influência menos marcada do que na tela direta.

Finura do tecido

2. Através da finura do tecido:

a) Quanto mais fino for o tecido em relação à finura do reticulado, menor será o efeito moiré.

b) A finura da tela esticada que não deveria acontecer exactamente uma meia ou mais fino do que o número de ligações cruzadas: que é melhor do que 4,2 vezes mais fino 4,0ó 4,5 vezes. Por isso, não é aconselhável tomar p.e. um tecido de 100% para uma grade de 24, já que o
tensored poderia apresentar 96 threads com o que seria exatamente 4 vezes mais fino. Cada quarto fio seria cruzado da mesma maneira com o ponto da grade, o que aumentaria o efeito moiré na sublimação.

Ângulo do tecido

3. Por angular:

a) tecido angular na estrutura do mostrador: A número ideal e universal de graus é entre 4 e 9, desde que as linhas da grelha de cores diferentes são orientadas nos eixos verticais e horizontais da imagem, como está indicado nos exemplos anteriores.

O ângulo do tecido, e. 7º, também tem a grande vantagem de que quando a impressão é riscada, é imediatamente sabido se é causada pelo tecido ou racel errado. (Recomenda-se primeiro cortar o tecido no ângulo desejado com a ajuda de uma tela de papelão e depois colocá-lo no dispositivo de tensão). O serviço de tensionamento pode realizar o tensionamento nos ângulos determinados.

Um serviço de tensionamento bem equipado também pode apertar o tecido em um ângulo reto, o que é muito importante para evitar o efeito moiré.

b) Não é possível instalar uma impressora imagem eixo em ângulo inclinado automaticamente e isto afecta o tecido a ser impresso sobre a mesa.

c) Que ainda é o ângulo do retículo de todo o jogo de cores em relação ao eixo da imagem. Neste tipo de grade, há pouco perigo de moiré. O tecido é inclinado para uma grade linear.

4. Através do tipo de treliça:

a) As ligações cruzadas de circulação (granuladas e lineares) são adequadas apenas para impressão monocromática, de acordo com a técnica atual. Com este tipo de reticulado, há pouco perigo de efeito moiré. Para uma rede linear, o tecido é inclinado.

b) O reticulado com ponto elíptico, reticulado com corrente de pérolas, pode reduzir sob certas condições o efeito do moiré; mas não se aplica por esse motivo, mas para reduzir o valor de saltos de sombras.

Nosso site de sublimação está de cara nova, aproveite: curso de sublimação online da Heloart: https://cursodesublimacaoonline.com/

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License